NOSSA HISTÓRIA
Desde sua concepção em 2017, o KARDUM emergiu como uma resposta criativa à necessidade de dialogar sobre sustentabilidade. A ideia inicial, que brotou de uma conversa entre amigos Daniel Mello e Carlos Pruts, visava apoiar o Sea Shepherd Brasil. Daniel, interessado pelo tema, dedicou-se a entender a sustentabilidade em sua plenitude, percebendo a importância de conectar os pontos entre meio ambiente, economia e sociedade.
O Kardume de 2018 foi o primeiro passo, mas destacou a necessidade de uma abordagem mais integrada. Foi então que, em 2019, o evento se reinventou, oferecendo painéis especializados que abordavam temas cruciais, refletindo as ODSs e promovendo um entendimento mais amplo entre os participantes. Foi nesse palco de ideias que Rafael Bz, da Bz Soluções Criativas, se juntou ao movimento, mediando discussões culturais que ressoaram profundamente com o público.
O Projeto continuou seu desenvolvimento em 2020 com a participação e outros painéis e eventos como o Rio Web Fest e a Fair Saturday Rio na Cidade das Artes, mas a pandemia trouxe um período de pausa e de reflexão, que culminou na reativação do projeto em 2023 e na realização de uma nova edição transformadora em 2024. Com um novo nome, KARDUM, e uma identidade renovada, o evento se consolidou como um espaço onde a cultura e a sustentabilidade se entrelaçam, criando uma narrativa poderosa e envolvente.
Hoje, o KARDUM é mais do que um festival; é um movimento em construção que se apoia na profissionalização e na expertise de seus novos parceiros para criar um impacto duradouro. Através de parcerias estratégicas e uma programação cuidadosamente curada, o KARDUM se posiciona como um ponto de encontro para mentes inovadoras e corações engajados, todos unidos pela visão de um futuro mais sustentável.